A importância da memória – Texto de Ana Raquel Périco Mangili

17 abr

Nas últimas décadas, um dos assuntos mais estudados sobre o cérebro humano é a memória, suas características e seu funcionamento. Apesar de haver mistérios ainda indecifráveis sobre o corpo humano, com o avanço da ciência muito se tem descoberto desde então.

Porém, existem conhecimentos sobre a memória já difundidos há tempos, desenvolvidos antes mesmo do avanço da ciência contemporânea. Um deles é a noção de que a memória exerce um papel fundamental, senão o mais importante, na formação de cada pessoa, no seu modo de ser, pensar e agir. O processo de aprendizado, tanto intelectual quanto moral, só é possível através da retenção de informações de uma determinada situação, e no posterior acesso a essas informações, quando um novo ocorrido, parecido com o anterior, exigir. Sem o ato constante de aprender, torna-se impossível realizar as mais diversas tarefas, e até mesmo a sobrevivência do indivíduo fica ameaçada.

Contudo, a memória não tem uma importância unicamente pessoal, mas também coletiva. Todas as experiências do indivíduo estão inseridas dentro de um contexto histórico, social e cultural. As tradições, que garantem a singularidade de uma sociedade, só permanecem vivas porque estão interiorizadas nos seus indivíduos e são passadas de geração a geração. Logo, sem a memória humana, não se perde apenas a individualidade, mas também toda a riqueza cultural da sociedade construída até então.

Portanto, é de extrema importância a valorização e a conservação da memória, tanto a individual quanto a coletiva. Para esta finalidade, o recomendável é o indivíduo exercitar sempre a sua capacidade intelectual, além de manter uma vida saudável e equilibrada. E também é importante haver uma conscientização sobre a riqueza do patrimônio cultural da sociedade, respeitando-o e perpetuando-o às próximas gerações.

Texto de Ana Raquel Périco Mangili

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: